Mutirão de cirurgias de catarata em Petrolina realiza mais de 700 procedimentos no 1º dia

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2023 às 14:00

Foto: PMP

O primeiro dia do mutirão de cirurgias de catarata em Petrolina, realizado ontem (8) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ofertou mais de 700 procedimentos, entre catarata e pterígio. O mutirão vai disponibilizar mais de 2 mil procedimentos para a população com 50 anos ou mais. As cirurgias estão sendo realizadas na Policlínica do Hospital Universitário (HU), no Centro da cidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por quase metade dos casos de cegueira no mundo e só uma opção de tratamento é capaz de recuperar a capacidade visual: a cirurgia. O aposentado Miguel Leandro da Silva estava animado e agradecido pela ação. “Eu estou muito empolgado, não enxergo bem de um olho e isso me incomodava para fazer as tarefas do dia a dia, como dirigir ou ler. Hoje estou realizando um sonho. A equipe merece nota dez. Está tudo bem organizado”, destaca. 

Já a aposentada Cleia Maria Lima destacou que seu sonho é voltar a enxergar sem esforço. “Com o tempo eu notei que minha visão começou a ficar embaçada, tenho dificuldade para me locomover no escuro. Agora, com a cirurgia, eu espero voltar a enxergar bem. Quero ver até os mosquitos no teto. Pra mim é um sonho realizado”, ressalta. As cirurgias seguem até este domingo (10). 

Catarata

A catarata é uma opacidade da lente natural do olho. As pessoas que têm o problema apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler; a visão noturna torna-se mais fraca e as cores, amareladas.

Mutirão de cirurgias de catarata em Petrolina realiza mais de 700 procedimentos no 1º dia

  1. Elizeu disse:

    Esse multirao poderia ser realizado em uma semana, e uma tortura contra idosos obrigando a chegarem de madrugada enfrentarem filas.

  2. Carlos Antonio de Amorim disse:

    Concordo, e acho que deveria ter multidões como esses, mensalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários