O Ministério da Saúde confirmou uma boa notícia para a população de Petrolina e região. A Portaria nº 2.363 da última quarta (13), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15), destina mais R$ 26.881.304,40 ao limite financeiro dos serviços de saúde de Média e Alta Complexidade (MAC) de Petrolina, especificamente para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que atende também Juazeiro (BA).
O incremento significa um fortalecimento da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA), criada em 2011, e composta por 55 municípios da Bahia e de Pernambuco. O montante servirá para retomar o serviço de neurocirurgia no hospital e melhorar o atendimento à população em serviços vasculares e cardíacos, entre outros.
Os recursos, que serão divididos em parcelas mensais, já estarão disponíveis na parcela referente ao mês de dezembro. A Rede PEBA surgiu para fortalecer os serviços de saúde na região de divisa entre Bahia e Pernambuco, facilitando a assistência à população que costuma transitar entre municípios dos dois Estados.
Com o aumento populacional, crescimento da demanda por atendimentos e mudanças inflacionárias nos últimos anos, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), da Secretaria de Saúde de Petrolina, Secretarias de Saúde de Pernambuco e da Bahia e demais instâncias municipais da Rede Interestadual de Atenção à Saúde (Pernambuco e Bahia) dedicaram esforços junto ao grupo de trabalho do HU-Univasf para revisão da contratualização entre o HU e o município.
“Exatamente no dia do aniversário de 12 anos da EBSERH, não poderíamos receber notícia melhor. Tenho certeza de que esses esforços resultarão na melhoria da qualidade da prestação de serviços e na formação de profissionais, que é o propósito do HU-Univasf e da EBSERH“, ressaltou o superintendente Julianeli Tolentino.
Repasses
O município de Petrolina, que é o gestor local do SUS (Sistema Único de Saúde), repassa mensalmente ao HU recursos referentes à prestação de atendimentos em Média e Alta Complexidade, oriundos do Ministério da Saúde. Com a atualização, o HU receberá o incremento de mais de R$ 2 milhões por mês, contribuindo para sustentabilidade financeira e operacional dos serviços prestados.