A mais recente visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), nesta semana a Petrolina, reunindo no evento administrativo os principais players da oposição, merece uma reflexão maior do que a simples foto registrada. Além do assessor especial, Guilherme Coelho e da vereadora Lucinha Mota (ambos do PSDB), estavam no palanque com Raquel o deputado federal Lucas Ramos (PSB) – que agora já se sabe que certamente foi convidado pela própria gestora, ou por alguém próximo a ela – e o advogado Julio Lossio Filho.
Este último estava não apenas representando o pai, ex-prefeito Julio Lossio, mas também como novo integrante da equipe da tucana, na condição de gestor local da Adepe (antiga AD Diper). Detalhe: Lossio e o filho Julinho foram dois dos mais importantes apoiadores de Marília Arraes (SD) na campanha ao governo do Estado, em 2022.
Há, ainda, nessa turma, outro ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PT), que contrariou seu partido no ano passado ao declarar apoio a Raquel, e não a Marília ou Danilo Cabral (PSB).
Mas qual o recado deixado pela governadora, nessa visita? Ela quer um palanque grande e forte oposição ao grupo do ex-prefeito Miguel Coelho (UB). Raquel trabalha com números, e ela sabe que a situação do prefeito Simão Durando, apadrinhado político dos Bezerra Coelho, é de “boa” a “muito boa” para buscar a reeleição em 2024. Portanto, Raquel precisa atrapalhar a caminhada possivelmente exitosa dos seus adversários em uma das mais importantes cidades do Estado.
Raquel, experiente que já é na política, também sabia que, ao não dar espaço a Miguel no seu governo, o empurraria naturalmente para a oposição a ela. Tanto é que ele iniciou esse processo ao reatar os laços políticos com o PSB, alinhando-se com o prefeito do Recife, João Campos, e indicando seu irmão, deputado Antonio Coelho (UB), para a equipe de João. Ou seja: a governadora está ciente de que, em 2026, quando tentará a renovação do seu mandato, provavelmente terá o socialista como adversário apoiado pelo grupo de Miguel.
Mas a política é pragmática. Consiste na junção de forças. Ao reunir lideranças políticas em Petrolina no seu palanque, Raquel também deixa seu recado de que vai endurecer esse jogo.
Sancionou
Em Barreiros, na Mata Sul, o prefeito Carlinhos da Pedreira sancionou o Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários da prefeitura municipal. O gestor ressaltou que, com o projeto, os funcionários efetivos do quadro administrativo voltarão a ter ganhos salariais. “Essa medida irá aquecer nossa economia e irá melhorar a qualidade de vida dos servidores de nossa cidade”, disse o prefeito, em suas redes sociais.
Investimentos
O município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, receberá um investimento de R$ 1,2 milhão destinado pelo senador Fernando Dueire (MDB). O prefeito Anchieta Patriota esteve recentemente com o senador, e recebeu a notícia da destinação do recurso. O montante será aplicado em obras e serviços nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social.
Derrota na Câmara
O prefeito de Paulista (Grande Recife), Yves Ribeiro, deve enfrentar problemas no orçamento municipal. É que a Câmara dos Vereadores, em votação, não atendeu à solicitação de antecipação de 40% do orçamento e liberou apenas 10%. Em nota, Yves afirmou que terá dificuldades para repassar os recursos necessários a serviços essenciais, devido à decisão do Legislativo.
Pra cima oposição em Petrolina. Não queremos governo duradouro mais, acaba se acostumando com o poder. Precisamos mudar a cada eleição. Os governantes precisam trabalhar, acreditando que podem perder na próxima, aí sim, trabalham sempre mais. E quem ganha é o povo e a cidade.
Esses ze ruelas da oposição são uns ze ninguém só faz barulho e some
A Governadora tem conteúdo e visão política. Sabe que a candidatura do representante dos bezerras coelhos, não tem, pessoalmente, peso político, mas o ‘grupo’ que o tutela, joga pesado na busca da manutenção do poder local, por isso, busca unir no seu entorno aqueles pretendentes à disputa, até o Lucas Ramos, que, pelas ações do ‘menino’ do Recife (João Campos), foi rifado no PSB.