O cenário político-eleitoral de Orocó (PE), Sertão do São Francisco, terá mais um nome na disputa pela prefeitura municipal. Trata-se de Zé Humberto Rufino. Filho de políticos (o pai dele, Sebastião Rufino, já foi prefeito, e a mãe, Maria Carolina, é ex-vice-prefeita), Zé Humberto acredita que chegou o seu momento de se apresentar à população e está com sua pré-candidatura colocada.
Em entrevista ao Blog, ele informou ter tomado a decisão depois de um convite do Partido Agir para que presidisse a legenda no município. “Esse era um projeto antigo, mas que não tinha se concretizado. Agora, recebi o convite do Agir, para que fosse o presidente do partido, e lançasse a minha pré-candidatura a prefeito da cidade”, frisou.
Zé Humberto iniciou a caminhada em Orocó para formar um grupo forte, que lhe dê sustentação ao projeto político. “Posso dizer que esse é um trabalho de ‘formiguinha’”, declarou. No momento, os possíveis nomes na disputa pela prefeitura são Ismael Lira (PSDB), o ex-prefeito Didi Amando e o eventual nome a ser indicado pelo atual prefeito George Gueber, que está no seu segundo mandato. Detalhe: Ismael é primo de Zé Humberto e foi candidato na última eleição, tendo recebido seu apoio.
O pré-candidato do Agir, que se coloca como uma terceira via nesse processo, deixou claro a relação de respeito que tem com todos. Por este motivo assegurou que fará uma campanha propositiva, sem agredir nenhum adversário.
Bandeira de campanha
Zé Humberto adiantou ainda que já elegeu sua bandeira de campanha: o agronegócio. Segundo ele, o Projeto de Irrigação Brígida (conhecido popularmente como Zé Preá), considerado a principal fonte de renda de Orocó, está praticamente abandonado. “Esse projeto precisa de um apoio técnico. Então, nós vamos entrar pesado no agronegócio, porque acredito que através do agronegócio nós poderemos melhorar a educação, a saúde, a vida do agricultor de Orocó”, destacou.
Sobre a futura chapa proporcional, Zé Humberto estimou que a meta é conseguir eleger ao menos dois vereadores no Poder Legislativo. Ele disse ainda que o Agir costura apoio com lideranças políticas estaduais para respaldarem o projeto, e que o programa de governo de sua futura candidatura está “em fase de elaboração”. “Orocó não se desenvolveu, parou no tempo. O que queremos é ver o município crescer”, finalizou.