Alepe quer melhor diálogo com Executivo e propostas mais importantes para 2024

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2024 às 19:00

Foto: Roberto Soares/Alepe

Para o segundo ano da legislatura, os deputados estaduais apontaram alguns projetos e expectativas. Além disso, os parlamentares explicaram à reportagem do Jornal do Commercio as preocupações com o diálogo com o Executivo para 2024 e a necessidade de manter a independência do legislativo. 

Diante dos episódios anteriores com o Executivo, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), apontou que pretende continuar buscando diálogos com objetivo de construir ‘entendimentos’. 

Em 2024 também vamos continuar vigilantes ao compromisso de contribuir para uma sociedade justa, igualitária e solidária. Vamos trabalhar para consolidar parcerias em busca de um novo ambiente de negócios em Pernambuco“, afirmou. 

Independência da Alepe

Durante todo o ano legislativo de 2023, a Casa Joaquim Nabuco quis manter um papel de independência nas decisões, agindo separadamente dos objetivos do Executivo. Em alguns casos, derrubando até vetos da Governadora Raquel Lyra (PSDB), como os referentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), quase que por unanimidade. 

Outro episódio que, segundo bastidores, buscou mostrar a autonomia, foi a antecipação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, que resultou na reeleição de Álvaro Porto, um dos principais agentes nesse movimento de independência da Casa. 

Sobre esse posicionamento, o deputado Waldemar Borges (PSB), integrante da bancada de oposição da Alepe, afirma que neste novo ano haverá a ‘autossuficiência nas decisões’. 

Espero que em 2024 o Poder Legislativo continue afirmando a sua independência e autonomia, assim como vem fazendo, que não falte aos interesses de Pernambuco, como não tem faltado, e que faça uma fiscalização consistente em relação aos erros do Executivo, como também tem feito”, disse o parlamentar.

Desenvolvimento no Sertão

Jarbas Filho (MDB) destacou que os debates referentes aos benefícios para a população pernambucana devem estar em primeiro lugar, destacando também a necessidade de desenvolver projetos para combater a seca no Sertão do Estado. 

Através do meu mandato, daremos ainda mais foco na educação, na saúde, em obras infraestruturais, além do combate à seca. Estamos passando por uma grande estiagem no sertão e precisamos agir para colaborar com o povo sertanejo”, destacou o parlamentar. 

A deputada Socorro Pimentel (União) afirmou que pretende trabalhar na busca de descentralização de alguns serviços como a atenção materno-infantil; a luta pelos direitos das mulheres, atuando no combate à violência contra mulher; bem como por mais infraestrutura no Estado, para que cheguem ao Sertão. 

Melhorar nossas estradas e levar água para o povo sertanejo são objetivos que iremos alcançar. A vontade de fazer mais e melhor cresce a cada ano”, disse a parlamentar. (Fonte: JC Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários