A Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Juazeiro (BA) comemorou o aumento na cobertura vacinal em 2023. O município conseguiu melhorar os índices em todas as vacinas incluídas no calendário do Ministério da Saúde. Em 2022, a cobertura da Pneumocócica chegou a 47,27%; já em 2023 subiu para 78,55%. A Tríplice Viral D1 foi de 60,26% em 2022 para 83,07% em 2023. A Hepatite A, que estava em 46,12%, chegou a 71,79% ano passado, por exemplo.
“Vacinar é um ato simples e individual, mas que tem reflexos significativos na saúde pública, já que é fundamental para o controle de diversas doenças. Apesar de o país apresentar dificuldades para a ampliação vacinal, Juazeiro conseguiu melhorar seus índices, comparando ao ano de 2022“, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.
O diretor de Atenção Básica da Sesau, Luan Borges, destaca que a Sesau realizou diversas ações para conscientizar a população e estimular a vacinação. “Ao longo de 2023, nossas equipes fizeram diversas ações educativas sobre a importância da vacinação, como também para facilitar, ainda mais, o acesso das pessoas com a realização de mutirões aos sábados, busca ativa das crianças, entre outras estratégias“, frisou.
Ações em 2024
Neste ano, o fortalecimento da cobertura vacinal continuará sendo prioridade em Juazeiro. “Vamos continuar com a programação de mutirões aos sábados, ações semanais e busca ativa. Também estamos elaborando um projeto para desenvolver atividades específicas em áreas mais vulneráveis e com baixa cobertura. Instalamos uma sala de vacinação na Farmácia Central do município para oferecer, a partir do dia 17 de janeiro, mais um ponto de vacinação, além das Unidades Básicas de Saúde”, informou o diretor de Atenção Básica.