Um dos nomes cotados para a disputa municipal em Juazeiro (BA), o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) ainda é uma incógnita – embora alardeie o contrário. O motivo se deve ao fato de o ex-gestor constar na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) como inelegível até 30 de junho de 2030.
Essa relação do TCU é do mês de janeiro de 2024. Há cinco anos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) havia reprovado as contas de campanha de Isaac relativas a 2018, ano em que disputou uma vaga na Câmara dos Deputados e foi eleito com mais de 100 mil votos. Porém, ele ficou impossibilitado de assumir seu mandato.
Posteriormente o TRE-BA reconsiderou a decisão, justificando na ocasião que “as ressalvas antes apontadas foram esclarecidas e não afetam a confiabilidade e regularidade das contas apresentadas pelo candidato no último pleito (de 2018)”. Ainda em 2019, a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou as contas de Isaac relativas a 2015 e 2016, mesmo o Tribunal de Contas da Bahia (TCM-BA) recomendando a reprovação. Agora, o balde de água fria vem do TCU. O Blog está tentando contato com o ex-prefeito, mas até o momento não foi possível.