A partir deste domingo (28), policiais rodoviários federais deverão autuar os motoristas que forem flagrados na direção de seus veículos com o exame toxicológico vencido por um prazo superior a 30 dias. Os condutores que descumprirem a exigência imposta pela legislação estarão sujeitos às penalidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O valor da multa é de R$ 1.467,35 para aqueles que dirigirem o veículo sem realizar o exame, com resultado toxicológico vencido ou com resultado positivo.
Eles estarão passíveis às infrações consideradas gravíssimas, com inclusão de sete pontos na CNH, cuja penalidade é a aplicação de multa com fator multiplicador por cinco (valor da multa vezes 5). Em caso de reincidência no período de 12 meses, o fator multiplicador é dez (valor da multa x10), e a suspensão do direito de dirigir.
Em 2023, a PRF registrou 80 acidentes, sendo 17 deles graves, que tiveram como causa principal a ingestão de substância psicoativa por parte de um dos condutores envolvidos – 12% a mais que no mesmo período do ano anterior. (Fonte: Agência Brasil/Portal PE10)
Meu Exame Toxicológico vence em OUTUBRO DE 2025, porém, como minha CNH vence em JANEIRO 2024, sou obrigado a fazer novo EXAME. UM ABSURDO SEM TAMANHO
O EXAME VALE POR DOIS ANOS E MEIO . INDEPENDENTE DO VENCIMENTO DA CNH.
Sim tem que renovar,se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
Depende da Classificação de sua CNH. Categorias C D e E, são obrigados a fazer o EXAME mesmo que ele esteja dentro da validade, que é o meu caso.
Então para ter carteira C D ou E tem que ter exame toxicológico?? Para que isso. ?? Se eu estiver uma destas além de ser mais cara par adquirir. Tenho que pagar exames adicionais ainda. Não posso ter uma carteira especial e andar de carro???