Compensa se pronuncia sobre alagamento na Avenida dos Minérios

por Carlos Britto // 19 de fevereiro de 2024 às 09:09

Foto: Blog do Carlos Britto – arquivo

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) se pronunciou sobre as denúncias acerca dos alagamentos na Avenida dos Minérios, localizado no bairro Dom Avelar, em Petrolina (PE), após as chuvas do último sábado (17).

Em nota, a concessionária afirmou que “não é responsável por serviços de drenagem (galeria de águas pluviais), cuja competência é dos municípios” e que o caso da Avenida em questão não possui relação com o sistema de esgotamento sanitário.

A resposta faz referência ao texto publico pelo Blog com a opinião de um morador da localidade (relembre aqui).

Confira a nota na íntegra:

Em resposta ao vídeo publicado neste blog, a Compesa esclarece que não é responsável por serviços de drenagem (galeria de águas pluviais), cuja competência é dos municípios. Quando não há redes de drenagem nas vias ou o o equipamento é precário, há pontos de alagamentos na ruas, como exemplica bem o vídeo mostrado na postagem.

No caso específico do bairro Dom Avelar, a situação não tem relação com sistema de esgotamento sanitário que, inclusive, não é operado pela Compesa, mas pela prefeitura.

As ruas alagadas decorrem da ausência de sistema de drenagem ou pavimentação. Essa situação é verificada em outras áreas da cidade de Petrolina, inclusive, nas regiões com cobertura de esgotamento sanitário. Sem drenagem nessas áreas, a água da chuva que deveria escoar pelas galerias, é direcionada para a rede coletora de esgoto, sobrecarregando os sistemas, provocando extravasamentos de dejetos nas vias no período chuvoso.

A Compesa explica, ainda, que Petrolina detém o melhor índice de cobertura de esgoto de Pernambuco, que é de 83,77 %.Acrescenta a Companhia que as redes de esgoto não são projetadas para receber água da chuva, serviço de responsabilidade das prefeituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários