A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), lançou os projetos nesta segunda-feira (19) a Rede Impacta Bioeconomia e o Fruitech.
O projeto visa unir o desenvolvimento sustentável e a inovação para estimular a economia regional com base em práticas que valorizem a sustentabilidade ambiental. As iniciativas contam com R$ 811 mil em investimentos da Sudene. Os projetos foram apresentados em um evento realizado no Cineteatro da Universidade.
Além da Univasf, a Rede Impacta Bioeconomia conta com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico Industrial da Saúde (iCeis).
Para o início do projeto, a Rede conta com a parceria das cooperativas Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), localizada na Bahia, e a Cooates (Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços), de Pernambuco.
A Rede Impacta Bioeconomia une pesquisadores das universidades participantes para detectar novas formas de utilizar plantas nativas dos biomas Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado para a área da saúde.