A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) solicitou, nesta quarta-feira (28), que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realize uma auditoria especial para apurar a falta de insumos nas unidades de saúde administradas pelo Governo do Estado. A solicitação foi feita após a Comissão de Saúde e Assistência Social aprovar a necessidade de uma solicitação formal à corte para apurar as irregularidades noticiadas na rede pública.
O deputado Sileno Guedes (PSB), vice-presidente da comissão, expressou a necessidade de o TCE investigar a falta de planejamento da Secretaria de Saúde e, se necessário, identificar os gestores responsáveis pelo desabastecimento de insumos relatado nos hospitais públicos.
A proposta de solicitação ao TCE foi apresentada durante a reunião do colegiado e prontamente acatada pelo presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, deputado Adalto Santos (PP), e pelos demais presentes.
No ofício encaminhado à presidência da Alepe, são citados casos como o do Hospital Barão de Lucena, no Recife, que sofreu uma interdição ética parcial pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) após denúncias de que a equipe médica estaria tendo que adquirir remédios e outros insumos para viabilizar os procedimentos realizados na unidade. Esse cenário estaria relacionado com a decisão do Governo Raquel Lyra de centralizar na Secretaria de Administração todos os procedimentos licitatórios, o que teria gerado atrasos no abastecimento de hospitais públicos.