A governadora Raquel Lyra (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um conjunto de propostas que visam a aprimorar a segurança pública e o desenvolvimento econômico do Estado. Dentre as propostas, destaca-se o projeto de lei para reestruturar a carreira dos militares, eliminando as faixas salariais para policiais e bombeiros.
Se aprovada, a proposta resultará em um aumento significativo do salário médio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros entre junho de 2024 e junho de 2026. Além disso, a proposta prevê reajustes progressivos anuais no valor dos soldos.
Outras duas iniciativas buscam reforçar os quadros das Polícias Militar e Civil, permitindo a designação de policiais militares inativos e civis aposentados para a realização de diversas tarefas nas corporações, com reajuste nos valores que recebem mensalmente.
A governadora também propôs a criação do Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, o ‘PE Produz Polo de Confecções’. O programa busca fortalecer a cadeia produtiva do Agreste, distribuída em 46 municípios, e estimular empresas que atuam no setor, especialmente as micro e pequenas empresas, através de benefícios para quitação de obrigações tributárias e trabalhistas.