O Campus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abrigará neste sábado (16) o 1º Encontro Regional de Mulheres Estudantes de Pernambuco. A iniciativa já aconteceu hoje (13) em Caruaru (Agreste) e também está marcada para o Recife (Região Metropolitana) no próximo dia 26.
O evento de sábado na cidade sertaneja acontecerá das 8h às 13h. De acordo com a universitária Maria Clara, uma das organizadoras, o objetivo é discutir formas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Autoridades municipais e do segmento estudantil já confirmaram presença no evento. A mesa de abertura contará com três grupos de debate, que abordarão temas como saúde mental, permanência estudantil e LGBTfobia. Maria Clara explica que tais problemáticas também estão enraizadas nos espaços acadêmicos e precisam ser analisadas. “Por isso é importante que a gente comece a construir esses diálogos”, frisa.
O estudante Alisson Monteiro, que também faz parte da organização do evento, reforça as palavras da sua colega. Ele revela que dentro da própria universidade ainda existe um certo preconceito por parte dos homens quanto a esses temas – mais uma razão para refletir sobre as questões. Além dos debates, o encontro também terá apresentação cultural.