Em assembleia realizada no Dia Estadual pela Valorização dos Profissionais da Educação, ontem (13), a APLB Sindicato em Juazeiro (BA) propôs melhorias significativas para os profissionais de educação e alunos da cidade. A assembleia, que contou com a presença maciça de profissionais das redes estadual e municipal, discutiu várias questões importantes, com foco especial na educação especial.
Rosinéia Rodrigues de Almeida, professora na Escola Nossa Senhora das Grotas e profissional de educação especial, destacou a necessidade de gratificações compatíveis com a carga horária para os profissionais dessa área. Ela ressaltou que a educação especial tem crescido no município, com 160 professores do AEE e 390 auxiliares na escola atendendo a 550 alunos. “A falta de salas de recursos adequadas é um desafio, mas os profissionais estão fazendo o possível para atender da melhor forma”, disse.
A assembleia também aprovou a apresentação à Secretaria de Educação de uma proposta para conceder gratificação aos profissionais de AEE. Além disso, foi aprovada a realização de uma nova assembleia para debater a exclusão dos filiados que estão inadimplentes na Unimed’.
Antônio Carlos do Santos, diretor jurídico da APLB Sindicato, enfatizou a importância da valorização dos profissionais de educação. Ele mencionou que “a reforma do município será discutida na próxima assembleia”. Já Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, informou que a Câmara de Vereadores votou o reajuste do piso nacional do magistério para o município, que deverá ser implementado este mês, retroativo a janeiro. Os aposentados também devem receber até o dia 20 no mesmo sistema.