Para incentivar a permanência dos alunos na escola e fortalecer esse vínculo, a Prefeitura de Petrolina iniciou uma série de ações que envolvem encontros com pais e responsáveis pelos alunos, controle rigoroso da frequência escolar, busca ativa e melhorias na aprendizagem.
Nos encontros com os pais, por exemplo, são apresentadas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo e a importância do cuidado com o acompanhamento escolar das crianças e adolescentes. A iniciativa pretende diminuir a evasão e o abandono na rede municipal de ensino e conta com o apoio dos pais.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) realizou o primeiro encontro de 2024 na Escola João Rodrigues de Macedo, em Cristália, na zona rural. A equipe discutiu o acompanhamento e registro da frequência para evitar advertência, bloqueio, suspensão ou cancelamento dos benefícios recebidos pelas famílias.
Desde 2021, as crianças de 4 e 5 anos da rede pública precisam cumprir um mínimo de 60% de frequência escolar. Para o público de 6 a 17 anos, o percentual mínimo exigido é de 75%. A gestão municipal enfatiza a importância da matrícula e frequência regular das aulas para o sucesso educacional e a permanência dos alunos. Fortalecer esse vínculo entre família e escola é essencial para o sucesso do programa Busca Ativa. A escola deve ser um ponto de acolhimento para os estudantes.