A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) promoveu, na última quarta-feira (27), um curso sobre o tratamento de bradicardias com o marcapasso transvenoso ministrado pelo cardiologista e coordenador médico do serviço, Dr. José Roberto Rocha.
O curso focou em bradicardias, um tipo de arritmia cardíaca que resulta em uma frequência cardíaca mais baixa que o normal – condições que podem ser difíceis de diagnosticar, mas são cruciais para o atendimento clínico inicial. O Dr. José Roberto destacou a necessidade de identificar precocemente possíveis problemas cardíacos, mesmo em uma unidade que não é especializada em cardiologia como a UPA.
O treinamento oferecido teve como objetivo capacitar os profissionais para identificar e tratar bradicardias, contribuindo para um atendimento mais eficiente e seguro.
Os cursos de formação médica foram implementados há um ano pelo coordenador. A iniciativa tem como objetivo trazer a experiência em cardiologia para o contexto de urgência e emergência da unidade, e os resultados têm sido positivos.