A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) obteve um resultado expressivo no Índice Geral de Cursos (IGC), uma avaliação nacional que mede a qualidade das instituições de ensino superior. A Uneb conquistou o conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, consolidando sua posição entre as universidades públicas mais bem avaliadas na Bahia e no Brasil.
A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado, referente ao ano de 2022, foi divulgado na última terça-feira (2). A Uneb, que se mantém na faixa 4 do índice, apresentou avanço no IGC Contínuo, passando de 3,11 pontos (2021) para 3,19 pontos (2022).
A reitora Adriana Marmori ressaltou que o resultado é fruto do trabalho coletivo de estudantes, docentes e técnicos: “A Uneb é uma universidade diversificada e plural, com um histórico de contribuição para a formação das pessoas, oferecendo ensino público de qualidade, realizando pesquisas que beneficiam a sociedade baiana e promovendo uma extensão engajada com a sociedade baiana e brasileira”.
A secretária Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da universidade, Eliene Maria da Silva, destacou que o resultado da avaliação reforça as melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2022, dos 29 cursos avaliados da universidade, nove obtiveram conceito satisfatório (nota 3); 13 obtiveram conceito bom com a nota 4, e um curso obteve a nota máxima 5, considerada excelente. O IGC é um dos indicadores de qualidade da educação superior em todo o país, calculado a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).