A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (Sesau), mantém o combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e – na área urbana e na zona rural. Os Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) prosseguem com os mutirões de visitas, inspecionando imóveis residenciais e comerciais em diversos bairros e distritos.
Neste sábado (6) e domingo (7), as equipes estarão no distrito de Maniçoba. Já na próxima segunda (8) e terça-feira (9), as visitas serão realizadas na sede do município, no bairro Dom José Rodrigues.
Núbia Almeida Barbosa, coordenadora de Endemias, informa que as ações de combate ao mosquito e a orientação à população foram intensificadas com o início do período chuvoso. Ela reforça a necessidade do apoio dos juazeirenses para manter suas casas livres de recipientes com água parada, evitando a reprodução do Aedes aegypti. “Cerca de 95% dos focos do mosquito foram identificados em residências”, reforça.
A população deve estar atenta aos cuidados com o acúmulo e armazenamento de água. É importante esvaziar garrafas e mantê-las com a boca para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e proteger objetos, como pneus e lonas, da chuva.