Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas reforça papel dos pais

por Carlos Britto // 07 de abril de 2024 às 08:03

Foto: Ilustrativa da internet

Hoje (7) é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, uma data que convida a refletir sobre um problema social que afeta muitos estudantes. O bullying, uma forma de assédio que ocorre no ambiente escolar, é caracterizado por diferentes tipos de violência, geralmente perpetrada por um indivíduo ou grupo contra uma criança ou grupo específico.

A psicóloga educacional da Rede Sesi de Educação, Rafaela Souza, destaca que o bullying pode ser físico, verbal, sexual, psicológico ou virtual (conhecido como cyberbullying). Ela ressalta que, diante de qualquer episódio de bullying ou violência na escola, é crucial que a instituição tenha uma política de ações voltadas para a mediação de conflitos e esteja próxima dos alunos, garantindo sua segurança.

Rafaela também enfatiza a importância do envolvimento dos pais nessas situações, seja quando o filho é o autor ou a vítima do bullying. Ela aconselha que os pais devem estar cientes do que aconteceu e, com essas informações, procurar a gestão escolar para que as primeiras medidas sejam tomadas imediatamente. “Este dia é uma oportunidade para estudantes, pais e escolas refletirem sobre suas práticas e buscarem melhorar a convivência nos espaços educacionais. É um lembrete de que todos os cidadãos têm um papel a desempenhar na criação de um ambiente estudantil mais acolhedor e seguro“, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários