O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, acontecerá no dia 5 de maio e será realizado em 228 cidades do Brasil. Em Pernambuco, 103.140 candidatos se inscreveram para as provas que serão realizadas em sete municípios. Recife lidera com 53.169 inscritos, mas Petrolina, no Sertão, também se destaca com 13.872 candidatos.
O CPNU, com 2,1 milhões de inscritos, é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país, superando os recordes anteriores dos concursos do Banco do Brasil de 2021 e 2022.
Em Pernambuco, haverá vagas específicas para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As vagas incluem diversas especialidades, como engenharia civil, tecnologia da informação, direito e comunicação social.
Para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas solicitando cooperação das autoridades.
O CPNU foi criado com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos. O concurso selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, dos 2,144 milhões de candidatos inscritos no CPNU, 420.793 solicitaram cotas raciais. Das 6.640 vagas em órgãos do governo federal distribuídas em todo o Brasil, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.
Cronograma
Abaixo, o cronograma previsto para o concurso:
5/05/2024 – aplicação das provas;
3/06/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
30/07/2024 – divulgação final dos resultados;
5/08/2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.
(Com informações do Diário/PE)