Buscando avançar no processo de irrigação dos assentamentos de Petrolina e região, a Comissão Intersetorial da Reforma Agrária (CIRA) – composta por Codevasf, Incra, IFSertãoPE, Univasf, Fetape, MST, Sintraf, Astraf e Conselho Popular de Petrolina (CPP) – realizou ontem (10) mais uma reunião.
O encontro foi presidido pelo coordenador da CIRA, Rosalvo Antonio. Na pauta, a necessidade de criação de uma política de Estado para irrigar os assentamentos com a garantia de recursos no Orçamento da União até a necessidade de estudos de Pedologia nos assentamentos, a começar pelo Terras da Liberdade e Água Viva. Houve ainda o compromisso de elaborar um termo de parceria entre os diversos órgãos, incluindo Codevasf, Incra, Univasf, IF SertãoPE e Embrapa.
Foram agendadas mais duas visitas técnicas e sociais envolvendo a CIRA e a Câmara Técnica da entidade para os assentamentos Josias e Samuel e Alto da Areia, e levantar, mediante escuta aos assentados, as demandas, possibilitando a atualização cadastral dos beneficiários assentados do Incra.
Finalizando, ficou agendada a próxima reunião ordinária da CIRA para o dia 25 de abril, às 9h, na sede da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf.
Pedido a Lula
Ainda ontem, após o encontro, o coordenador da CIRA, Rosalvo Antonio, encaminhou ao senador Humberto Costa e à senadora Teresa Leitão um pedido para que possam, junto ao presidente Lula, fazê-lo colocar a irrigação dos assentamentos da Reforma Agrária como política de Estado, assegurando os recursos no Orçamento. “Já estamos há um ano e quatro meses de governo e ainda não conseguimos irrigar nenhum aqui em Petrolina e região”, informou Rosalvo, acrescentando que Humberto comprometeu-se em levar a demanda a Lula. A comissão também reforçará o mesmo pedido junto ao gestor da 3ª SR Codevasf, Edilásio Wanderley.
Atualizada às 20h54
Bom dia Carlos Brito,sou presidente da associação de Curral queimado 2 e lhe digo tem que expandir esse projeto não só para os assentados pelo INCRA e também para aquelas localidades próximas a Terra da liberdade como para mandacaru, sítio Porteiras, entrada para Ponta da Serra,Assentamento Nova Esperança, Curral Queimado 1 e 2 Terra Nova 1 e 2 nós presidentes dessas associações clamamos por uma adutora unica da BR 407 para que possamos irrigar nossa terras.