A população de Juazeiro (BA) passou a contar, de forma inédita, com acesso a exames de ultrassonografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida foi implementada atual gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), e pretende melhorar a qualidade da assistência aos usuários da rede, dando-lhes mais comodidade.
Na última quarta-feira (10), a comunidade do João Paulo II recebeu o mutirão na UBS do bairro. Foram realizados 25 ultrassons, entre transvaginais e obstétricas, em pacientes que já possuíam guias de solicitação para o exame. Entre elas, estava a dona de casa Rosângela Cabloco dos Santos, que aguardava o agendamento. “O médico me passou a guia e eu estava esperando a marcação. Fiquei muito feliz em poder fazer aqui no bairro mesmo. Isso facilitou muito para mim“, disse.
“Nossa gestão está atenta às necessidades da nossa população e disposta a inovar. Oferecer os exames nas UBSs dará celeridade à fila de espera e proporciona comodidade aos pacientes que não precisarão se deslocar. Assistência em saúde ágil e de qualidade é o que queremos oferecer aos juazeirenses“, comentou a prefeita Suzana Ramos.
Agendamento prévio
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, explicou que os exames são previamente agendados. “Já atendemos 75 pacientes com USG de abdômen total, obstétrica e transvaginal. Os pacientes já estavam aguardando pelos exames e foram procurados pelas equipes de suas UBSs de referência que fizeram o atendimento“, comentou. A Sesau organizará cronogramas de exames nas UBSs, de acordo com as demandas das localidades. Semanalmente, serão oferecidos 50 USGs. A prioridade da Secretaria de Saúde é disponibilizar ultrassons obstétricos para garantir que as gestantes possam passar pelo procedimento em sua unidade de referência.