Petrolina vira referência médica em analgesia de parto

por Carlos Britto // 15 de abril de 2024 às 20:30

Foto: CLAS Mk/divulgação

A analgesia de parto é uma anestesia que administra doses apropriadas (menores) de medicamentos, com o objetivo de aliviar a dor, manter a movimentação e não suspender o trabalho uterino das futuras mamães. Implantado de forma pioneira em 2021 pelo Hospital Unimed Petrolina (HUP), esse serviço, usado exclusivamente para o parto vaginal (normal), além de humanizar o primeiro contato da mãe-filho, garante também que não haja qualquer alteração no nível de consciência, diminuindo os efeitos adversos circulatórios, respiratórios e gastrointestinais.

De acordo com a médica anestesista e coordenadora do Serviço de Anestesia do HUP, Ana Kelly de Carvalho Veríssimo, uma equipe de anestesistas permanece 24 horas de sobreaviso.

Desde o início do Programa Parto Adequado, houve um aumento do número de partos no HUP e já estamos com mais de cem partos ao mês, onde mais de 20% são partos vaginais, partos seguros que podem ser estimulados com o uso da analgesia“, afirmou.

Ana Kelly acrescentou ainda, a existência de estudos demonstrando que mulheres submetidas a analgesia na hora do parto são menos propensas a desenvolver depressão pós-parto. “Também ficou comprovado que o aleitamento materno é mais comum no grupo que recebeu a anestesia, com uma taxa de 70% contra 50% das que não foram submetidas a analgesia“, concluiu a médica, que também coordena o Serviço de Anestesia do Hospital Unimed Juazeiro (HUJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários