A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) está em pleno andamento em Juazeiro (BA), com a prefeitura e a Secretaria de Saúde (Sesau) reforçando a necessidade da imunização. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abastecidas com as doses da vacina até o término da campanha, em 31 de maio.
Até o momento, Juazeiro já administrou 7.624 doses da vacina, sendo 3.392 aplicadas no ‘Dia D’ contra a Influenza, realizado em 13 de abril. O Dia D foi uma estratégia para atrair o público-alvo da campanha até as UBSs. A ação foi bem-sucedida, mas a busca pela vacinação precisa continuar, principalmente entre aqueles que se encaixam nos critérios do Ministério da Saúde, conforme enfatizou o superintendente de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim.
A gestora também ressaltou a necessidade de vacinar as crianças, principalmente durante o período de maior circulação dos vírus que causam as síndromes gripais, que vai de março a junho. Ele lembrou que em 2023 o país enfrentou um surto com alto número de internações, inclusive em UTIs pediátricas, e mortes de crianças. Portanto, a imunização é vista como crucial.
A vacina protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Para receber a vacina, é necessário apresentar RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacina em uma UBS mais próxima.
Público-alvo
O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (12 a 21 anos), população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, professores e trabalhadores da educação, profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, e trabalhadores portuários.