Petrolina iniciou, neste final de semana, mais um mutirão de cirurgias. A ação é uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo do Estado, através do Hospital Dom Malan (HDM). O deputado federal Fernando Filho viabilizou os recursos para o mutirão, no valor de R$ 2 milhões, que beneficiará não só Petrolina, mas também municípios vizinhos.
No primeiro dia, foram realizadas 40 consultas pré-cirúrgicas pediátricas e 23 ginecológicas. Neste sábado (27), haverá outro mutirão com o mesmo número de consultas. Os procedimentos cirúrgicos devem começar no início de maio e seguir até o final do mês. A força-tarefa tem como objetivo reduzir a fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos. Estão previstas mais de 1.100 novas cirurgias ginecológicas e pediátricas, incluindo histerectomia, laqueadura, vesícula, hérnia, retirada de cistos, entre outras.
O prefeito Simão Durando destacou que “essa parceria soma-se aos serviços já disponibilizados pelo município e fortalece a rede de saúde pública de Petrolina”. Ele ressaltou que “a ação vai atender quem mais precisa e contribuir com o cuidado à população de Petrolina”.
Simão acompanhou de perto o início do mutirão e enfatizou o impacto positivo da ação, principalmente para as famílias que mais precisam. Ele reforçou o compromisso da gestão em garantir o acesso aos petrolinenses através de um atendimento humanizado, descentralizado, perto de casa e focado em reduzir o tempo de espera dos pacientes. “Não vamos medir esforços para cuidar da saúde da nossa gente”, finalizou.
Ah que tivesse eleições todo ano. Não é mesmo?