Mais de 160 gestoras e coordenadoras do Nova Semente estão recebendo, nesta semana, orientações sobre como agir da forma mais adequada em situações de incêndio nas dependências das unidades do programa. A iniciativa é da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Conceito Empreendimentos de Segurança, Consultorias e Treinamentos. A formação será ampliada e beneficiará, ainda nesse semestre, as equipes gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O treinamento é essencial para que as profissionais saibam utilizar o sistema de prevenção e combate a incêndios nesses locais, de acordo com as normas vigentes. No curso, elas estão aprendendo a utilizar extintores, verificar a data de validade dos equipamentos, evacuar a área de maneira correta, garantir a saída segura das crianças e executar os primeiros socorros (quando for necessário).
“Através desse treinamento iremos formar equipes de brigadistas para estarem aptas a evacuar e organizar, de forma segura, todas as saídas de emergência, além de mostrar na prática a fiscalizar sempre como está a sinalização das unidades, placas de advertência, estado de conservação dos equipamentos, por exemplo. Dessa forma, esses grupos de profissionais estarão treinados para que sejam multiplicadores desse conhecimento“, explica o instrutor do curso, Émerson Pereira.
Essa Secretaria é sinônimo de desestímulo aos professores, desorganizada, tudo chega atrasado nas escolas. É especialista em cobranças em cima da hora, um cabide de empregos, onde que domina é o fisiologismo. Esculhambou os processos seletivos, fazendo uma salada de editais. Está ficando cada vez mais difícil ser professor em Petrolina. Sabe-se que a regra agora é o da reprovação zero. Não estão preocupados com a aprendizagem. A regra é passar de ano para passarem a ideia de que a educação vai a mil. Sabemos que não e a Secretaria também sabe. É só política, só uma mentira atrás da outra.