A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) finalizou as obras de revitalização da principal rede coletora de esgoto no bairro João de Deus, em Petrolina, duas semanas antes do prazo inicialmente previsto. O trecho da rede, localizado na Avenida Terezinha Campos, é responsável pelo esgoto produzido no bairro, direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) João de Deus.
A intervenção foi realizada em caráter de urgência, devido aos danos causados pelo grande volume de chuvas neste ano. A falta de infraestrutura adequada sobrecarregou as redes coletoras, tornando a revitalização essencial para garantir a fluidez do sistema.
Agora a Compesa começa a realizar uma força-tarefa para limpar a rede coletora de esgoto das vias do bairro, incluindo a manutenção dos poços de visita. São 51 quilômetros de rede coletora que estavam comprometidos e agora estão sendo desobstruídos.
O investimento na nova rede coletora de esgoto da Avenida Terezinha Campos foi de R$ 500 mil. Em relação à reposição dos pavimentos, a equipe da empresa já está levantando as demandas para programar a reposição. A Compesa aproveita para ressaltar a importância do bom uso do sistema de esgotamento sanitário, pedindo que a população evite jogar lixo nas vias, acumular areia nas ruas e realizar ligações de água pluvial na rede de esgoto. Essas práticas podem causar obstruções e extravasamentos prejudiciais para todos.
Não adianta pedir, tem que punir. A gente tira pela quantidade de lixo que é encontrada nas ruas nas frentes de algumas casas. Infelizmente os próprios moradores não cumprem com o dever deles.