Pernambuco e Bahia unem forças mais uma vez para garantir a segurança da população. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram, nesta sexta-feira (17), a Operação ‘Vale do São Francisco Seguro’, com mais de 400 agentes de segurança. O lançamento ocorreu nas margens do Rio São Francisco, na orla de Petrolina. A operação, que vai até domingo (19), tem como principais objetivos o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em aberto, além da saturação policial em bairros de fronteira entre os dois Estados que concentram homicídios por brigas de facções criminosas, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e outros ilícitos.
Na operação em Petrolina, estiveram presentes a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da Polícia Militar da Bahia, Coronel Valter Araújo. Dominique destacou que a operação demonstra a força da integração entre os estados no combate à criminalidade e na garantia da segurança para PE e BA. Já para o Coronel Valter, a ação conjunta é um marco histórico para a região, destacando a união das cúpulas de segurança dos dois Estados em prol de um objetivo comum.
A operação contará com reforço na delegacia de plantão de Petrolina para atendimento das ocorrências das demais Forças de Segurança. Além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) também estará envolvido, intensificando fiscalizações e atuando em remoções e salvamentos de acidentados e vítimas de violência. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) também participarão, realizando patrulhamento aéreo ostensivo no Vale do São Francisco.
A ação integrada terá ainda a 3ª Reunião Integrada de Segurança Pública no Vale, no auditório da Faculdade Soberana, em Petrolina, com a presença de Dominique de Castro Oliveira, e do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.