O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina implantou a sua primeira Comissão de Ética de Enfermagem, com a orientação do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). A cerimônia contou com uma palestra sobre ética profissional, ministrada pelo conselheiro Gabriel Gomes.
A comissão é formada por sete profissionais, que atuarão de 2024 a 2026. A enfermeira Louise Mangabeira destacou “a importância da ética no ambiente de trabalho e a necessidade de respaldo do conselho para lidar com situações difíceis”. Shirley Albérico, também membro da comissão, ressaltou que “a estrutura oferecerá mais segurança aos profissionais do hospital”.
A coordenadora de enfermagem do HDM Ismep, Vanicleide Nunes, explicou que a comissão terá funções educativas e consultivas, além de orientar o exercício ético dos profissionais, visando a melhorar o atendimento aos pacientes. Gabriel Gomes, conselheiro do Coren-PE, acrescentou que a comissão avaliará denúncias e distinguirá questões éticas de administrativas, com um enfoque preventivo e educativo.