A Prefeitura de Petrolina realizará um novo mutirão de combate ao Aedes aegypti neste sábado (25), mobilizando mais de 50 Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que vão vistoriar e orientar moradores em 12 localidades sobre a importância de eliminar recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Além das vistorias, será realizado o bloqueio de transmissão em áreas com casos suspeitos das doenças. As localidades que receberão as visitas são Vila Eduardo, José e Maria, Terra do Sul, Novo Tempo, Jardim Maravilha, Gercino Coelho, Henrique Leite, Centro, Jardim Petrópolis, Cohab Massangano, Jardim Amazonas e João de Deus. Apesar do 3º LIRAa indicar baixo risco de infestação, algumas áreas isoladas ainda apresentam risco de proliferação do mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que medidas contínuas são essenciais para o controle do mosquito. A população deve manter recipientes fechados, cobrir pneus e caixas d’água, armazenar garrafas de boca para baixo e trocar a água dos vasos de plantas regularmente. Práticas simples e eficazes ajudam a prevenir a proliferação do Aedes.
A vistoria regular dos quintais e áreas internas das residências pode ser feita rapidamente, em apenas 10 minutos, contribuindo significativamente para a prevenção das doenças transmitidas por arboviroses.