Pilão Arcado: Polícia intensifica investigações contra perfis anônimos nas redes sociais

por Carlos Britto // 28 de maio de 2024 às 17:27

Foto: Reprodução

Em Pilão Arcado, norte da Bahia, a Delegacia de Polícia Civil – com o apoio do núcleo de inteligência da 17ª Coordenadoria de Polícia Civil de Juazeiro – concluiu com êxito uma investigação iniciada contra perfis anônimos, com contas na rede social Instagram, que vinham disseminando conteúdo calunioso, difamatório e injurioso contra diversas vítimas.

Após investigações iniciadas pelo Delegado de Polícia responsável, foi solicitado apoio do núcleo de inteligência para aprofundar as apurações, resultando em um relatório técnico detalhado acerca da origem das contas, IMEIs, números telefônicos e pessoas vinculadas. Todo o material foi juntado ao processo judicial criminal, que tramita junto ao Poder Judiciário de Pilão Arcado.

As investigações foram iniciadas devido à criação de perfis na rede social Instagram, sem responsáveis aparentes, que utilizavam o anonimato para ultrapassar a livre exposição do pensamento e violar direitos personalíssimos das vítimas, expondo nomes e imagens de forma ofensiva.

A intervenção do trabalho de inteligência foi solicitada após a obtenção de dados fornecidos pela Meta Platforms Business Record, em cumprimento às determinações judiciais do poder judiciário de Pilão Arcado, em processos cíveis iniciados pelas vítimas. A Polícia Civil de Pilão Arcado, então, solicitou o apoio da 17ª Coordenadoria/ Núcleo de Inteligência de Juazeiro para analisar as informações recebidas e identificar os responsáveis pela administração dos perfis.

Ao final, a investigação conseguiu obter diversos elementos que confirmam a vinculação dos suspeitos à administração das páginas anônimas. Um organograma foi elaborado para facilitar a compreensão do vínculo entre o investigado (de identidade não revelada) e a conta do Instagram/grupo de WhatsApp denominado “FiscalizaPilão”.

Avanço

A identificação e confirmação do responsável pelas contas anônimas representam um avanço no combate ao uso abusivo das redes sociais para a prática de crimes contra a honra, garantindo a responsabilização dos envolvidos e a proteção dos direitos das vítimas. A Delegacia de Pilão Arcado continuará a monitorar e investigar quaisquer atividades suspeitas nas redes sociais. (Fonte: Remanso Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários