O auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ficou lotado para uma audiência pública sobre os perímetros irrigados do Sistema Itaparica. Convocada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente da Comissão de Agricultura da Casa, a audiência foi fundamental para encontrar soluções referentes aos problemas da região. Ao fim do encontro, alguns encaminhamentos foram definidos – entre estes, a solicitação de uma audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa; retorno de uma mesa de diálogo entre o governo federal, Codevasf, governo do Estado e Alepe; e também que o governo do Estado utilize o fundo de reserva da privatização da Celpe para ajudar na reestruturação do sistema.
“Essa audiência é fundamental para reafirmar a dignidade dessas pessoas. É necessário que Itaparica volte para o centro do debate público. As famílias estão convivendo com vários problemas, por isso temos que sair do paliativo para encontrar uma solução definitiva“, afirma Doriel. Vale ressaltar que o Sistema Itaparica é composto por 10 projetos de reassentamento com irrigação, sendo seis em Pernambuco e quatro na Bahia.
Doriel Barros também se comprometeu em articular junto ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que os dois reforcem a atenção à região. “Também são encaminhamentos da audiência a ideia de que projetos que envolvam energia solar sejam utilizados para abastecer os perímetros, que haja mais investimentos para a malha viária dos assentamentos e que a Alepe crie uma Comissão Parlamentar Estadual para acompanhar todas essas demandas“, ressaltou.
Também participaram da audiência pública Luís Napoleão Casado, diretor da Área de Irrigação e Operações da Codevasf; José Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Governo de Pernambuco; o coordenador do Polo Sindical Pernambuco-Bahia, José Dionísio da Silva; o diretor da Feta pé, Adimilson Nunis de Souza; os deputados estaduais João Paulo, Fabrizio Ferraz, Luciano Duque, Rosa Amorim e João Paulo Costa; o deputado federal Carlos Veras; o bispo da Diocese de Floresta (PE), Dom Gabriel Marchesi; Pedro Oliveira, prefeito de Curaçá (BA), representando os gestores da Bahia; e Fabiano Marques, prefeito de Petrolândia (PE), representando os de Pernambuco.
A audiência também teve ainda a presença de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Itacuruba, Orocó; e de vereadores de Curaçá, Santa Maria da Boa Vista (PE) e Orocó (PE).