Em meio à campanha ‘Maio Vermelho’, voltada para a conscientização sobre o Câncer de Boca, a Prefeitura de Petrolina promoveu uma ação especial no Hospital Dom Tomás. A iniciativa, que contou com a participação de 10 profissionais e estagiários de odontologia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, teve como foco a promoção da saúde bucal e a prevenção do câncer de boca.
A ação, que beneficiou 510 pacientes, incluiu orientações sobre higiene bucal e a importância do autoexame bucal. Além disso, foram abordados os fatores de risco do câncer de boca, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e as formas de prevenção. Foram realizados exames clínicos em 58 pacientes internados.
Jaqueline Menezes, paciente que realiza tratamento oncológico contra um câncer no estômago há seis meses, destacou a importância da ação para relembrar os cuidados com a saúde bucal.
O câncer de boca pode afetar qualquer parte da cavidade oral e é mais comum em homens do que em mulheres, ocorrendo principalmente em pessoas acima de 40 anos. O tratamento pode variar, dependendo do estágio e localização da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2023 indicou que haveria aproximadamente 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe por ano no Brasil.