Petrolina lidera em alfabetização infantil em Pernambuco

por Carlos Britto // 30 de maio de 2024 às 20:00

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP SEDUCE

Petrolina conquistou o primeiro lugar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco no índice de alfabetização infantil. Segundo o 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação, quase 70% das crianças nas escolas municipais de Petrolina estão plenamente alfabetizadas até os 7 anos de idade. O município superou as médias nacional (56%) e estadual (59%), atingindo um índice de 66,2%.

Além de liderar no Estado, Petrolina ficou à frente de cidades como Igarassu, Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. O prefeito Simão Durando destacou o compromisso contínuo da gestão municipal com a educação e o objetivo de alcançar 100% de crianças alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental.

“Estamos orgulhosos com mais esse reconhecimento. Todo o investimento e planejamento está melhorando o desenvolvimento de nossas crianças. Como filho de professor, sei o impacto da alfabetização e da educação de qualidade para o desenvolvimento de uma sociedade. Esta é uma prioridade nossa. Agradeço a todos os gestores, coordenadores pedagógicos, professores, merendeiras e auxiliares que fazem a educação de Petrolina”, afirmou o prefeito.

Em 2023, Petrolina também conquistou o primeiro lugar nos prêmios Band Cidades Excelentes e no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco). O município já foi reconhecido pela Unicef e Fundação Abrinq pelas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Além disso, Petrolina possui a maior rede de creches do Estado, com mais de 20 mil vagas, e conta com 18 escolas em tempo integral, garantindo o maior número de matrículas nessa modalidade em Pernambuco.

Petrolina lidera em alfabetização infantil em Pernambuco

  1. Petrus disse:

    O gargalo é nos anos finais. Alunos no 6 ano sem saber ler, escrever, interpretar e resolver operações matemáticas básicas. Só propaganda. Quer transferir para o ensino de Petrolina, o índice alcançado pela educação infantil, que nem sempre representa a realidade. A SEDUCE e a prefeitura gostam de apressadamente anunciar resultados obtidos por criancinhas e passar a ideia de que é um dado da educação da cidade, quando sabemos que nos anos finais é feito malabarismos para os alunos passarem de ano, tudo pensando nos repasses do Estado e da União. Educação de mentirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários