Sem projetos em pauta para serem votados, a sessão plenária desta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores de Petrolina foi marcada por críticas mútuas entre governistas e oposicionistas. O que já não é mais novidade, sobretudo em ano eleitoral.
Uma das que se pronunciaram foi a vereadora Lucinha Mota (PSDB), que novamente expôs o cenário da saúde pública de Petrolina. Segunda ela, quem está resolvendo atualmente os problemas do setor, na cidade, é o governo do Estado, e não o município. Lucinha disse ainda que os governistas deveriam “deixar de divulgar fake news e cumprir o papel de vereador, que é o de fiscalizar”.
Mais dois integrantes da oposição, Marquinhos do N4 e Samara da Visão (ambos do PSD), destacaram as obras de pavimentação asfáltica realizadas pelo governo do Estado, que possuem qualidade muito superior as do município.
Em contrapartida, o líder governista Diogo Hoffmann (UB) alfinetou o segmento da educação de responsabilidade do Estado. Ele voltou a lembrar que, das mais de 50 creches anunciadas pela governadora Raquel Lyra, nenhuma será construída em Petrolina. Em seguida, mencionou o primeiro lugar conquistado por Petrolina no índice de crianças alfabetizadas na idade certa em Pernambuco, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. “Petrolina obteve 70% de crianças plenamente alfabetizadas até os 7 anos de idade. Estamos na frente do Recife, Jaboatão e Caruaru (…)a educação municipal funciona. Agora, pergunta para os alunos das escolas estaduais se a educação estadual tá funcionando”, cutucou.
Hospital municipal
Hoffman também mirou suas críticas à “ausência” do Estado na saúde, já que Petrolina não possuiu um hospital regional nem de barreiras, o que ajuda a sobrecarregar o Hospital Universitário (HU). Ele aproveitou para destacar que o Governo Simão Durando vai fazendo sua parte com a construção do hospital municipal, que está prestes a ser concluído. O clima eleitoral vai cada vez mais dando o tom na Casa Plínio Amorim, a poucos meses para o início da campanha.
Tem gente que não mora em Petrolina e quer criticar o que acontece no município.