Hemoba lança campanha de doação de sangue no São João 2024

por Carlos Britto // 07 de junho de 2024 às 11:00

Foto: Sesab/GOVBA divulgação

Assim como em Pernambuco, a Fundação Hemocentro da Bahia (Hemoba) lançou ontem (6) a campanha de incentivo à doação de sangue durante o período dos festejos juninos. Sob o tema ‘É São João na veia. Arraste o pé pra Hemoba’, a iniciativa será divulgada por meio de peças para as redes sociais e banners para sites e emissoras de rádio e TV.

O vídeo e o spot sobre a campanha fazem parte das ações do governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para os festejos do São João. A ação busca conscientizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de sangue e, em consequência, aumentar o número de coleta de bolsas para abastecer os estoques da Fundação na capital e no interior.

A preocupação com o estoque de sangue no período junino se deve a um aumento da necessidade de transfusão de sangue ocasionada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras por fogos de artifícios. Segundo a Sesab, nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras.

Além disso, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares; e, no Nordeste, as celebrações das festas juninas. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no Interior, os voluntários devem consultar o site da Hemoba.

Critérios

Para doar sangue, o candidato tem de estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários