O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) denunciou, na reunião plenária de ontem (11) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a morte de seis crianças em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), no município de Arcoverde (Sertão do Moxotó). De acordo com o parlamentar, que fez duras críticas ao governo do Estado, os óbitos foram registrados na semana passada e ocorreram por falta de leitos de UTI infantil.
Segundo Feitosa, muitas famílias têm se deslocado para outras cidades, a exemplo de Salgueiro (Sertão Central) e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), para conseguir assistência aos pacientes. “O povo de Arcoverde me ligou desesperado, dizendo que estão faltando médicos, vagas nos hospitais e medicamentos. Na época da Covid, foi feita toda uma mobilização para socorrer as pessoas”, contou.
Em resposta ao parlamentar, a deputada Socorro Pimentel (UB) comentou que a gestão estadual tem feito todos os esforços para abrir novos leitos. Conforme disse, por mais que vagas tenham sido criadas, elas ainda não são suficientes para dar conta do surto de síndromes respiratórias que, neste momento, atinge diversas regiões do Estado.