Os avanços e desafios do Governo Lula renderam discurso, proferido na reunião plenária de ontem (11), pelo deputado João Paulo (PT) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Para o parlamentar, em apenas um ano e meio de mandato, o País recuperou a economia, a pauta do meio ambiente e o compromisso com a justiça social. Ele comemorou o aumento do PIB, que apenas nos três primeiros meses de 2024 cresceu 0,8%, e celebrou a redução no desmatamento da Amazônia em 60%.
No campo social, o petista enalteceu o fortalecimento na rede de proteção aos mais vulneráveis, a retomada do diálogo com o ensino superior e o aumento de programas de transferência de renda.
Em contrapartida, João Paulo criticou os ataques da extrema direita à gestão do presidente Lula, que, segundo ele, utilizam táticas de banalização da violência para desestabilizar as instituições democráticas. “Este movimento visa a enfraquecer a democracia e reverter os avanços sociais e ambientais conquistados nos últimos anos, e todos sabemos quem se beneficia da mentira. Divergência política não é sinônimo de violência política”, comentou.
No mesmo sentido, Doriel Barros (PT) repercutiu notícias positivas do Governo Lula. O deputado deu destaque ao novo PAC da Educação, que prevê a destinação de R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão das universidades e hospitais universitários federais, incluindo um novo campus em Sertânia, no Sertão do Moxotó. O parlamentar ainda lembrou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,5%, o menor índice para o primeiro trimestre desde 2014. “Diante de tantas notícias boas e números positivos para todas as brasileiras e brasileiros, não sei como há pessoas que ainda sentem saudade de um dos períodos mais nebulosos da nossa história”, questionou, referindo-se ao Governo Bolsonaro.
Único avanço é a corrupção aumento de imposto e roubo que peculiar dos petralhas mas para jumento abóboras e picanha então este bom