A população de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, viu esta semana um concurso para Agente de Combate às Endemias (ACE) virar campo de batalha entre os aprovados e o prefeito George Duarte (PP). Não tendo seu pleito atendido, um grupo de candidatos apelou para a imprensa agir em seu favor, no sentido de buscar ajuda para garantir a nomeação. O medo dos aprovados é o de perderem o prazo devido ao período eleitoral que se aproxima, já que a disputa municipal impede a convocação de novos servidores.
Os candidatos, que passaram por todas as etapas do concurso, incluindo um curso introdutório, afirmam que há vagas suficientes na prefeitura para suas nomeações e cobram o cumprimento da legislação vigente que proíbe a contratação temporária ou terceirizada para esses cargos, reforçando, inclusive, a necessidade de uma intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e de outros órgãos competentes.
O prefeito colocou o time na rua para justificar os fatos e atribuiu a culpa na demora das nomeações à falta de credenciamento de novas vagas junto ao Ministério da Saúde. Vagas essas (lembrem-se) que os aprovados afirmam existir.
Em nota, também destacou que os salários dos ACEs são pagos com recursos federais, impossibilitando as convocações sem essa tal liberação polêmica. A prefeitura assegurou que não há contratações temporárias para o cargo e que as nomeações ocorrerão assim que o trâmite burocrático for concluído. E a celeuma continua.
Mata Norte
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) estará em Lagoa do Carro, na Mata Norte, nesta sexta-feira (14), para lançar a pré-campanha de Josafá Botafogo (PSDB) a prefeito. Além disso, Coutinho participará da filiação do prefeito Nino, de Nazaré da Mata, ao Republicanos, consolidando alianças políticas na região.
Aquecendo a pré-campanha
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberar Flávio Marques para concorrer nas eleições de 2024, o cenário político em Tabira, no Sertão do Pajeú, ganhou novos contornos. O pré-candidato oposicionista celebrou a decisão na imprensa, alegando ser vítima de armações. Enquanto Flávio considera Marcos Crente o nome mais forte para vice, o atual vice-prefeito se queixa de traição e da falta de diálogo na administração atual. Flávio prometeu um governo inclusivo e transparente, focado no bem-estar da cidade, reforçando a promessa de uma gestão baseada justamente no diálogo. Vai entender.
Multa
Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) colocou mais um político na berlinda após deliberar sobre o auto de infração contra José Patriota, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, referente ao exercício financeiro de 2020. A bronca envolve a sonegação de documento ou informação, devido ao não envio de plano de ação para a destinação dos resíduos sólidos urbanos, conforme exigido pela Lei Estadual nº 12.600/2004 e pela Resolução TC nº 17/2013. Salvo pelo gongo, Patriota recebeu apenas uma multa e escapou do auto de infração.