O feriado prolongado é um convite irresistível para curtir os festejos juninos e as comidas típicas em vários municípios do Estado, ou ainda para um bom e merecido descanso a fim de recarregar as energias. Mas também um atrativo a mais para criminosos investirem em estratégias para enganar as vítimas e conseguir dinheiro fácil. Por isso, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), faz mais um alerta da série ‘São João feliz é São João Seguro!’ e, através da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), orienta que, em épocas como essa é necessário redobrar os cuidados, a fim de evitar dores de cabeça com prejuízos financeiros.
A delegada Bárbara Fort, titular da 5ª Delegacia Seccional (DESEC), orienta a população a não cair em golpes nos dias de arrasta-pé. A primeira dica é relativa aos aluguéis de imóveis por temporada para os dias de São João e São Pedro, seja na praia ou no Interior, com a família ou com amigos. Qualquer distração pode fazer o planejamento ir por água abaixo.
“O primeiro passo é procurar imobiliárias ou plataformas de aluguéis sérias e reconhecidas, e que, em caso de ser pela internet, o contato com o locador seja feito através desta mesma plataforma“, esclarece a delegada. E, em nenhuma hipótese, deve-se acessar páginas suspeitas. Além disso, se a oferta parecer boa demais, desconfie. Ofertas muito generosas, com valores abaixo da média do mercado, são tentadoras. Por este motivo, muitos fraudadores se aproveitam dessas supostas “vantagens” para ludibriar o consumidor.
Outro cuidado importante é referente aos pagamentos feitos através do Pix. “O usuário deve ter bastante atenção no nome do beneficiário e no valor das transações”, alerta Bárbara Fort. Ela acrescenta ainda que, caso o cidadão seja vítima de algum crime, ou tiver documento extraviado, a PCPE estará a postos para atendê-lo presencialmente em uma das suas unidades; nos principais polos juninos do estado, através da delegacia móvel, ou, ainda, poderá registrar um boletim de ocorrência por meio da Delegacia pela Internet, através do link.
Contatos
Nas demais situações de emergência, a população pode acionar os seguintes contatos: Emergência policial (190); Corpo de Bombeiros Militar (193); e Samu (192). As unidades da Polícia Científica também seguem reforçadas neste período