Polos juninos de PE não registraram homicídios em 2024, diz SDS

por Carlos Britto // 27 de junho de 2024 às 13:12

Foto: SDS-PE/divulgação

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou ontem (26) o balanço da segurança pública entre dias 21 e 24 de junho, e revelou que não houve homicídios em nenhum polo junino do Estado. O trabalho integrado das forças policiais garantiu que mesmo com as cidades anunciando grandes atrações musicais, que movimentaram 100% de ocupação da rede hoteleira – como foi o caso de Caruaru (Agreste), com 160 mil pessoas ocupando não só o Pátio do Forró, como os demais polos da cidade -, a SDS registrou uma média de 3,3 ocorrências por polo festivo.

Dos 1.691 polos oficiais deste ano (em 2023 foram 1.076 polos), 94% deles não tiveram nenhum registro de ocorrência, ou seja, apenas 89 polos foram alvos de registro policial. De sexta a segunda, foram contabilizados 509 casos, tanto pela Polícia Militar (PMPE) quanto pela Polícia Civil (PCPE). A tipificação com maior incidência de registro foi o de furtos diversos (391 casos), favorecido e potencializado pela concentração de pessoas nos locais de festa. Além dos furtos, também foram registrados crimes de porte/uso de entorpecente (21), lesão corporal (15), resistência/desacato (14) e roubos diversos (7), dentre outros.

Tendo em vista que as grandes multidões lotaram os pátios de eventos, a avaliação da Operação ‘São João’ 2024 foi considerada positiva, sem ocorrências de maior gravidade. Caruaru, Gravatá, Petrolina, Arcoverde e Recife registraram, respectivamente, 153; 146; 100; 20; e 8 ocorrências. O planejamento e estratégias iniciadas logo após o Carnaval foram diferentes do ano anterior, uma vez que, ao invés de três dias de festa, como em 2023, este ano foram quatro.

Quanto à produtividade policial do dia 21 a 24, às operativas também alcançaram bons resultados, com 84 pessoas conduzidas, duas prisões efetuadas por mandados e apreensão de 4 armas brancas. Também foi registrada a recuperação de um veículo, além de 4 celulares roubados ou furtados. Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), a operativa registrou 249 ocorrências relativas a atendimento pré-hospitalar, incêndio, salvamento, serviços técnicos e prevenção em todo o estado. No Litoral pernambucano, houve atuação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), com 2.371 intervenções, seja de atendimento ou de orientação.

Durante as festividades deste ano, pela primeira vez houve a atuação presencial da Defesa Civil de Pernambuco nos polos, além da presença ampliada da Corregedoria e Ouvidoria da SDS. O plano de segurança incluiu, também, o uso de monitoramento avançado, grupamento aéreo, policiamento montado e diversas modalidades de patrulhamento das rodovias estaduais, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Como anunciado no início do mês, o incremento policial de 45.774 profissionais, junto ao investimento de R$ 8,1 milhões, fez deste um São João tranquilo, permitindo que pernambucanos e turistas curtissem esta festa tão tradicional do nosso Estado”, avaliou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

‘Alerta Celular’

Na terça-feira (25), equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) desarticularam uma quadrilha especializada em roubo de celulares em grandes eventos. Quatro indivíduos foram presos e 91 aparelhos celulares recuperados – a grande maioria roubada nos últimos grandes eventos realizados em Caruaru, Campina Grande e Patos (essas duas na Paraíba). Equipes especializadas do Programa ‘Alerta Celular’ estiveram presentes nos principais polos de festejos, auxiliando no cadastro dos aparelhos móveis, aumentando, assim, as chances de recuperação dos objetos em caso de roubo ou furto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários