A governadora de Pernambuco Raquel Lyra celebrou os ideais de democracia e liberdade durante a abertura das comemorações do bicentenário da Confederação do Equador, em Olinda. “A Confederação do Equador celebra muito daquilo que somos, os ideais de democracia e a luta pela liberdade, que sempre estiveram muito presentes no povo pernambucano”, afirmou.
Raquel Lyra destacou a importância de lembrar a coragem dos participantes do movimento que, há 200 anos, declararam a independência de Pernambuco. “Tudo isso para que sempre possamos lembrar da imensidão que é Pernambuco, porque somos um país. Essa grandeza se deve a muitas pessoas que, na Confederação do Equador, tiveram coragem de decretar, pela primeira vez na nossa história, que seríamos uma pátria”, disse a governadora.
A governadora reforçou o compromisso do governo estadual em celebrar essa história ao longo do próximo ano. “Isso durou por cinco meses, mas traz marcas muito profundas em Pernambuco, nos revelando como um povo de muita bravura, muito guerreiro e sempre com valores democráticos muito fortes”, concluiu Raquel.