Petrolina finalmente ganha seu hospital municipal

por Carlos Britto // 04 de julho de 2024 às 16:57

Foto: Erlan Alexandre/Ascom PMP

Clamor antigo da população de Petrolina, o hospital municipal finalmente transformou-se em realidade. Num dia histórico para o município, o prefeito Simão Durando entregou o equipamento nesta quinta-feira (4). O hospital recebeu o nome de Dr. Alírio Brandão, um saudoso médico da cidade que cuidou de gerações inteiras de petrolinenses, e está localizado em frente ao Hospital Universitário (HU). O evento contou com a presença dos ex-prefeitos Miguel Coelho e Augusto Coelho, da família do homenageado, de vereadores e lideranças locais.

A entrega representa um importante reforço para a saúde pública da cidade, o que deve ampliar o número de serviços realizados – entre consultas especializadas, exames e cirurgias, desafogando ainda os hospitais da região. Após a inauguração do prédio realizada pelo prefeito, a previsão de funcionamento dos serviços já é no próximo mês. Ao todo foram investidos cerca de R$ 30 milhões, entre recursos próprios e emenda do deputado federal Fernando Filho e do ex-senador Fernando Bezerra.

O equipamento, do tipo ‘hospital dia’, será referência para a assistência intermediária, de baixa e média complexidade, desenvolvendo atividades ambulatoriais, procedimentos clínicos e cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. A estrutura conta com 14 consultórios ambulatoriais; três salas operatórias; quatro leitos de recuperação pós anestésica; 12 leitos de clínica cirúrgica, além de sala de fisioterapia e odontologia.

De acordo com Simão Durando, a expectativa é de que o equipamento realize cerca de 5 mil atendimentos por mês para todos os públicos. “Agora podemos afirmar que Petrolina tem um hospital para chamar de ‘seu’, que atenderá com a prioridade que a nossa gente merece. Muito feliz em entregar essa obra que foi sonhada, planejada e construída por tantas mãos. É realmente muito emocionante. Esse equipamento vai permitir que o município amplie a oferta de serviços em saúde pública, reduzindo as filas de espera e garantindo o atendimento integral e continuado dos usuários do SUS de Petrolina. A lista de serviços a serem oferecidos aqui é grande, mas só não é maior do que a nossa alegria de vê-lo saindo do papel e o orgulho de podermos entregar um espaço tão sonhado por todos de Petrolina“, celebrou.

Avanços

Em seu discurso, o ex-prefeito Miguel Coelho destacou os avanços na saúde de Petrolina são inúmeros, desde o Centro de Parto Normal, Centro de Referência em Saúde da Mulher, construção de prédios próprios para os CAPs, reforma e construção de postos de saúde, a compra de equipamentos para a realização de exames, a exemplo do mamógrafo, e os mutirões de consultas e cirurgias.

Nós iniciamos a reestruturação da rede de saúde e agora o prefeito Simão vem fazendo muito mais. Esse hospital ficará como um marco da saúde pública. O prefeito continuará contando com nossa força política para proporcionar mais conforto e qualidade na prestação de serviço em nossa rede própria, sobretudo na realização de cirurgias, desafogando assim a demanda dos procedimentos na baixa e média complexidade. Simão tem feito muito e vai fazer ainda mais”, pontuou.

Petrolina finalmente ganha seu hospital municipal

  1. Sábia disse:

    Hospital que não funciona e é inaugurado, sem lógica.

  2. maria disse:

    com esse tamanho? Aquilo ali mais parece um ambulatório do que um hospital.
    Não vai atender nem um milésimo das necessidades de petrolina. Esta cidade precisa é de uma estrutura maior para atender as necessidades da cidade.
    Outra coisa, aprendam a dizer que as verbas são do governo federal. Aonde Fernando Filho e Pai conseguiram esse dinheiro? do bolso deles? Não! do Ministério da Saúde, governo Federal, independente de partidarismo.
    Dinheiro para petrolina não cai do céu e nem se materializa do nada, então é correto falar claramente a origem do dinheiro que é do Governo Federal de quem a cidade é totalmente dependente.

  3. EDILBERTO disse:

    Até as eleições, vai ter outras inaugurações desse hospital! Quando será que políticos, vão respeitar a capacidade intelectual dos cidadãos?

  4. DALVA ALMEIDA DO NASCIMENTO disse:

    Kkkkk. Isso é muito preocupante! Afinal quando a saúde em nosso município será de vergonha??? Lamentável, vou morrer e nada muda, só promessas!!!

  5. Levi disse:

    Só não diz o endereço……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários