Em comemoração à Campanha Nacional ‘Julho Verde’, que faz referência à conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) – administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e já reconhecido como referência em tratamentos oncológicos em toda a região do Vale do São Francisco – realizou no último final de semana um mutirão de atendimentos para esta especialidade médica. Foram atendidos cerca de 100 pacientes, alguns com consultas agendadas para o mês de outubro e que tiveram o atendimento antecipado.
É o caso de Iolanda Almeida. Há cerca de um ano ela vem lutando contra uma alteração na tireoide, estava aguardando retorno agendado para o fim de agosto e, graças ao mutirão, já conseguiu receber seu atendimento médico.
“Eu estou muito agradecida. A gente entende como funciona o sistema de saúde e que as consultas são bem demoradas, já que as vagas por mês são limitadas. Então, um mutirão como esse é muito bom, assim a gente consegue dar andamento a todos os procedimentos necessários com mais rapidez”, declarou Iolanda.
De a acordo com a coordenadora da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon/HRJ), Luana Mesquita, a realização do mutirão traz resultados positivos em todo o processo de tratamento desse tipo de câncer. “O mutirão busca otimizar o tempo de atendimento entre a suspeita e o diagnóstico do câncer, assim como iniciar o tratamento o quanto antes, reforçando o combate ao câncer. Sabemos que, quando diagnosticado e tratado previamente, podemos ter um melhor prognóstico e, consequentemente, mais qualidade de vida para o paciente”, explicou. As informações são da assessoria do HRJ.