Quem aprecia um misto-quente pela manhã pode precisar reconsiderar esse costume. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que o teor alcoólico em duas fatias de pão de forma pode ultrapassar o limite permitido por lei no teste do bafômetro.
A pesquisa analisou dez marcas de pão de forma, constatando que o teor alcoólico variava entre 0,51% e 3,37%. Esse álcool é gerado naturalmente durante a fermentação do pão. Embora o cozimento no forno elimine a maior parte do álcool, a adição de conservantes pode reter uma quantidade significativa de álcool no produto final.
O estudo da Proteste ressalta a preocupação com o excesso de produtos químicos nos pães e a falta de informações claras sobre o teor alcoólico nas embalagens. Apesar de não ter sido realizado um ensaio específico sobre a ingestão de pão e o resultado do bafômetro, a descoberta levanta uma bandeira vermelha para os consumidores.
Assim, ao consumir pão de forma, é prudente estar atento ao potencial impacto no teste do bafômetro, especialmente se for dirigir logo após o café da manhã. (Fonte: Uol Notícias)