24ª Fenearte celebra números históricos e já tem até data para 2025

por Carlos Britto // 16 de julho de 2024 às 21:35

Foto: Cristiana Dias/divulgação

Um público de 320 mil pessoas circulou pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante a 24ª edição da Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), que teve como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”. Realizada pelo governo do Estado entre os dias 3 e 14 de julho, o evento reuniu mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores, gerando um impacto econômico de R$ 108 milhões, considerando a projeção de negócios após a feira.

De acordo com pesquisas feitas pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que realiza a feira, e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), parceira do evento, 98,6% do público geral aprovou a 24ª Fenearte. Entre os visitantes entrevistados, 22,5% eram turistas e 17,4% estiveram pela primeira vez. O tíquete médio foi de R$ 462. Já entre os expositores, 62% eram mulheres e, para 52,3%, a expectativa de negócios foi superada.

A Fenearte é uma política cultural e econômica que se reafirma a cada ano, e acabamos de encerrar uma edição histórica, tanto pelos números apresentados quanto pelas diversas iniciativas iniciadas na feira e que seguirão na vida dos artesãos“, comentou André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe. “A Fenearte tem começo, tem meio, mas nunca tem fim. A 25ª já está sendo preparada com muito carinho“, completou o diretor-presidente sobre a edição comemorativa de 25 anos, que traz uma novidade: iniciará na segunda semana de julho, no dia 9, estendendo-se por 12 dias, até 20 de julho.

Números atrativos

Durante os 12 dias da 24ª edição, o público teve a oportunidade de conhecer e adquirir trabalhos de artesãs e artesãos pernambucanos, de várias partes do Brasil (participaram outros 24 estados mais o Distrito Federal) e também de 28 países. Pelas 14 oficinas gratuitas passaram 1.750 pessoas. O Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) emitiu 379 novas Carteira do Artesão, enquanto outras 64 foram renovadas. O evento também abriu espaço para os artistas da música, da moda e da gastronomia, além de proporcionar palestras e oficinas de artesanato.

Foto: Silla Cadengue/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários