O presidente Lula sancionou uma lei que prorroga prazos para conclusão de cursos de graduação e pós-graduação em caso de nascimento ou adoção de filhos. Instituições de educação superior devem garantir a continuidade do atendimento educacional, estendendo os prazos por, no mínimo, 180 dias, beneficiando mães e pais. A deputada federal Talíria Petrone, autora do projeto, destacou a importância da medida para as mulheres na ciência.
A lei visa a combater a exclusão de mães da carreira acadêmica, onde a produtividade é altamente cobrada. Dados mostram que, apesar de serem maioria nos cursos de pós-graduação, as mulheres são minoria entre os professores e pesquisadores com bolsa de produtividade. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou que a maternidade não deve penalizar as mulheres no ambiente acadêmico.
Além disso, Lula sancionou um projeto que inclui temas ambientais na Política Nacional de Educação Ambiental, buscando conscientizar a juventude sobre mudanças climáticas e proteção da biodiversidade. A medida tem o objetivo de transformar a sociedade através da educação. (Fonte: Agência Brasil)