O número de casos de febre do Oropouche em Pernambuco aumentou para 82, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os novos casos foram identificados em pacientes dos municípios de Jaqueira e Camaragibe.
Até agora, o vírus foi detectado em 13 municípios pernambucanos: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe. A SES-PE investiga a relação entre a febre e a morte de um feto em Rio Formoso, caso inédito na literatura científica.
Transmitida principalmente pelos mosquitos maruim e muriçoca, a febre do Oropouche apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya. A doença é mais comum em regiões úmidas, como a Zona da Mata. A Secretaria de Saúde recomenda precauções para evitar picadas de mosquitos, como o uso de roupas protetoras e repelentes. A febre pode causar complicações graves, e o Ministério da Saúde investiga três mortes suspeitas de febre do Oropouche no Brasil. (Fonte: Folha PE)