Forças de segurança de PE e BA mais uma vez se unem no combate à violência no Vale

por Carlos Britto // 26 de julho de 2024 às 13:00

Fotos: Thaís Pliveira/SDS-PE

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), ao lado da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), lançaram na manhã desta sexta-feira (26) a Operação ‘Vale do São Francisco Seguro’. O trabalho conta com 800 agentes das forças de segurança de ambos os Estados e segue até domingo (28).

Entre as ações previstas, estão o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em aberto, além de uma presença policial acentuada nos bairros, das cidades limítrofes, que concentram os maiores índices de homicídios por brigas de tráfico de drogas, facções criminosas, crimes contra o patrimônio, dentre outros delitos.

Na linha de frente da operação, que teve start desta vez em Juazeiro, estava o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e o subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira. “Ações como esta reforçam o fortalecimento e a integração das forças de Segurança Pública no combate à violência. Com essa união quem ganha são os cidadãos dos dois estados”, pontuou Alessandro. “A nossa missão sempre será a integração entre as Forças da Segurança no combate à criminalidade. Garantir a segurança dos cidadãos baianos e pernambucanos é o principal foco da operação”, declarou o subsecretário da SSP-BA, Marcel de Oliveira.

De Pernambuco também estiveram presentes o subcomandante da Polícia Militar, Coronel Ricardo Lopes; o delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; o comandante Geral dos Bombeiros, Francisco Cantarelli; e o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides. Pela Bahia, além do subsecretário marcaram presença o superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Dourado, o comandante de Policiamento da Região Norte, coronel Wildon Teixeira, entre outras autoridades.

Pela Polícia Militar, a operação viabiliza a ampliação do efetivo empregado no Sertão do São Francisco. Os militares reforçam a presença nos locais de grande fluxo, como orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, assim como demais áreas de lazer. Setores bancários e centros comerciais também são contemplados. Além das ações ostensivas, ações preventivas serão realizadas através das campanhas do Alerta Celular e Bike e de combate à Violência Contra Mulher.

Durante todo o período de operação, o reforço na delegacia de plantão de Petrolina será garantido para a ampliação no atendimento das ocorrências das demais forças de segurança que atuarão nas cidades. Integrantes da Polícia Científica pernambucana também atuarão na segunda fase da Operação realizando perícias em vestígios apreendidos e atendimentos na unidade regional de medicina legal.

Além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), também está envolvido nas ações integradas dando apoio aos bombeiros militares baianos. Em Petrolina, o CBMPE intensificará fiscalizações com a operação Bar Seguro, atuando, também, nas remoções e salvamentos de acidentados e vítimas de violência. Além de contar com Motos Aquáticas de Salvamento para atuar no Rio São Francisco. Já o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia atuarão no patrulhamento aéreo ostensivo na região do Vale do São Francisco, dando todo o apoio necessário para o cumprimento dos mandados e outras ações que são realizadas por terra.

Revista

Com a participação de policiais militares do 2° BIEsp e de policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e de Ressocialização do Governo de Pernambuco, também houve revista na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, em Petrolina.

Polícia Civil

No início da desta manhã a Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito da mesma operação, desencadeou a 38ª Operação de Repressão Qualificada (ORQ) do ano, denominada ‘Escroque’, vinculada à 4ª Deccor/Diresp, que resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão. Também foi desencadeada a Operação de Intervenção Tática (OIT) denominada ‘Paralelo 8’, que deu cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. O efetivo utilizado pela PCPE nas operações de hoje foi de 95 policiais civis, entre delegados, agentes e Escrivães.

As ações foram realizadas nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes e Custódia, em Pernambuco; e em Juazeiro, na Bahia. Ainda serão realizadas pela PCPE diversas atividades investigativas durante o final de semana, com o objetivo de instruir inquéritos de tráfico de drogas, Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Comentários absurdos esse cara fez , não merece voltar a câmara, e ainda acha pouco os auxílios e regalias que…