PAA fornece quase 17 toneladas a pequenos agricultores em Santa Maria e Canhotinho

por Carlos Britto // 28 de julho de 2024 às 20:28

Foto: Acervo/Conab

Quase  17 toneladas de alimentos da agricultura familiar foram entregues à rede socioassistencial – equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas de Pernambuco. Os alimentos, doados pelos produtores, foram adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade ‘Compra com Doação Simultânea (CDS)’, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Em Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), a Associação de Mulheres Agricultoras do Assentamento Boqueirão (Amafab) fornece cerca de 10,4 toneladas de produtos para a Associação dos Sem Teto no município. Os alimentos doados complementam a alimentação de mais de 1,1 mil pessoas atendidas pela instituição recebedora. Esta operação faz parte de um projeto do PAA aprovado pela Conab cujo valor total é de aporte é de aproximadamente R$ 974,9 mil, que será liberado ao longo de várias outras entregas de alimentos este ano.

Já os associados e associadas da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Rurais de Canhotinho e Região do Agreste doam mais de 6,5 toneladas de alimentos ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), complementando a alimentação de 420 pessoas atendidas pelo CRAS. Essa entrega faz parte de outro projeto do PAA, também aprovado pela Companhia, em que o valor total de recursos está próximo a R$ 389,9 mil. A liberação dos recursos também segue uma agenda de entregas que ocorre mensalmente.

PAA/CDS

A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários